Visão geral:

Quadro clínico e sintomas

A síndrome de Ménière vem a ser uma enfermidade na qual o equilíbrio dos fluidos do ouvido interno sofre perturbação. A esse respeito, é importante lembrar que o ouvido interno é composto pelo aparelho vestibular (o órgão responsável pelo equilíbrio) e pela cóclea (o órgão auditivo). Esses dois órgãos possuem canais semicirculares cheios de fluidos. Porém, em um episódio da síndrome Ménière, o canal semicircular da cóclea fica congestionado, causando problemas graves para o ouvido interno. Os principais sintomas clássicos da síndrome de Ménière são:
  • Vertigens rotatórias graves que duram de alguns minutos a várias horas
  • Perda de audição (principalmente nos tons graves e na maior parte das vezes apenas em um único lado)
  • Ruídos no ouvido (Zumbido)
A doença no entanto ainda apresenta diversos efeitos colaterais, como:
  • Pressão no ouvido
  • Náusea e vômito
  • Sudorese
  • Nistagmo
A síndrome de Ménière ocorre com mais frequência entre os vinte e cinquenta anos, e afeta em regra apenas um ouvido. Todavia, no caso de doença prolongada, aumenta a probabilidade de afetar o outro ouvido também aumenta. Devido à vertigem rotatória frequentemente duradoura, muitos pacientes têm náuseas, que podem até levar ao vômito. No entanto, a consciência não é afetada durante essas crises, o que ocasionalmente provoca uma espiral de ansiedade nos pacientes afetados pela síndrome de Ménière, pois eles temem novas recaídas e se sentem desse modo estressados. Os componentes psíquicos dessa síndrome também não podem ser subestimados. Podem se passar dias, meses ou mesmo anos entre uma crise e outra. Todavia, um ponto positivo nisso reside no fato de que o número episódios de tontura diminui com frequência ao longo do curso da doença.

Causas

As causas exatas não são conhecidas, mas existem diferentes teorias. Por exemplo, uma possível causa é a ruptura da membrana de Reissner, uma fina membrana celular dentro da cóclea no ouvido interno. Se essa membrana se romper, um líquido (perilinfa de baixo potássio) escapa e aumenta a pressão na cóclea do ouvido afetado. Outras causas podem ser infecções virais que provocam uma reação inflamatória no ouvido interno.

Deixe-se examinar por otorrinolaringologista, pois tontura, zumbido e perda auditiva podem ter outras causas e nem sempre se devem a um episódio da síndrome de Ménière.

Diagnóstico

Se você está familiarizado com esses sintomas, consulte com urgência um otorrinolaringologista. Para diagnosticar a doença de Ménière e poder determinar as causas possíveis, ele realizará alguns testes. Por exemplo, o médico irá examiná-lo com o otoscópio e realizar um teste de audição bilateral para determinar se a capacidade auditiva do lado afetado difere da do ouvido saudável. Como a tontura também é um sintoma típico, o otorrinolaringologista também irá examinar e testar o aparelho vestibular e os olhos do paciente.

Para descobrir se o episódio da síndrome de Ménière pode ter sua causa em outras doenças, irá também se discutir o histórico médico do paciente.

Perda da audição na síndrome de Ménière

A perda de audição é um dos principais sintomas da síndrome de Ménière. Na maior parte dos casos trata-se uma perda auditiva unilateral. Inicialmente, a perda da audição geralmente ocorre apenas durante a crise e depois desaparece novamente. Porém muitas vezes uma doença prolongada pode levar a uma deficiência auditiva permanente e grave. A perda da audição típica da síndrome de Ménière atinge principalmente os tons baixos, de modo que uma boa audição torna-se cada vez mais difícil. Se você tiver a impressão de que está sofrendo de deficiência auditiva consulte um otorrinolaringologista.

Tratamento

A síndrome de Ménière é atualmente considerada incurável. Ainda não se sabe exatamente o que causa a doença, mas os sintomas podem ser tratados com medicação e/ou cirurgia. Faz-se no caso distinção entre as medidas destinadas a prevenir novos episódios e o tratamento agudo durante a crise. Para o tratamento da tontura, são administrados certos medicamentos para distúrbios de equilíbrio de origem vestibular. Como a tontura provoca com frequência náuseas graves, as pessoas que sofrem da síndrome de Ménière recebem medicação complementar contra náusea.

Para aqueles que sofrem de uma forma muito aguda da síndrome de Ménière e é acometido de muitos episódios de vertigem, são usados outros métodos.
Por um lado, o aparelho vestibular pode ser desligado por meio de uma medicação (gentamicina), fazendo desse modo cessar a ocorrência de vertigens. A audição do paciente pode, todavia, piorar.

Há também opções de tratamento cirúrgicas. Em alguns casos o nervo vestibular é, por exemplo, cortado (neurectomia) durante uma operação, de modo que não possam mais ocorrer vertigens. Outro método de tratamento seria a sacotomia, em que uma minúscula abertura em uma parte do ouvido interno resulta em um alívio da pressão.

Como as pessoas afetadas podem conviver com a doença?

Como as causas da síndrome de Ménière não são bem conhecidas, infelizmente não há medidas padrão para prevenir ou tratar essa condição. Ao contrário, há ainda muito a aprender para tratar eficazmente essa enfermidade. Muitos dos afetados pela síndrome de Ménière são da opinião de que o
  • treino para melhorar o equilíbrio
  • exercício
  • e relaxamento
os ajudam a lidar com essa condição, mesmo que não haja provas científicas que sustentem essa visão.
Seja como for, a adoção de um estilo de vida saudável a partir da detecção da doença não pode causar qualquer nenhum mal. Recomenda-se, por exemplo:
  • deixar de fumar
  • uma dieta pobre em sódio e rica em potássio
  • evitar o stress
Se você tem sintomas como vertigem rotatória e perda de audição, aconselhamos consultar seu otorrinolaringologista.