Pressão no ouvido:

Resumo

Como funciona a pressão no ouvido?

A trompa de Eustáquio é uma pequena passagem que liga seu ouvido médio à garganta. Ela desempenha um papel vital na equalização da pressão em seu ouvido médio. Ela o faz abrindo quando você espirra, engole ou boceja. Esse mecanismo evita acumulação de pressão e fluido em seu canal auditivo, atrás do tímpano.

Quando a trompa de Eustáquio entope, você pode perder clareza auditiva, pois os sons ficam abafados. Sensação de pressão, dor e ouvido cheio também não são incomuns. Alergias,infecção dos seis nasais, o resfriado comum ou a gripe podem ocasionar o bloqueio parcial das aberturas da sua trompa de Eustáquio. Inflamação em tecidos e secreção de muco são grande parte da razão para a disfunção da trompa de Eustáquio.

Viagem aérease variações de altitude também podem ser razões para que sua trompa de Eustáquio não funcione corretamente.

Como se livrar da pressão em seu canal auditivo?

Para aliviar seus sintomas e encontrar a melhor solução, é primeiro necessário identificar a causa.
A seguir, as causas mais comuns e nossas dicas para resolvê-las.
Problemas com seus seios nasais
Como mencionado acima, seios nasais, ouvidos, garganta e nariz estão bem interligados. Um problema em uma área frequentemente afetará a outra. Quando seus seios nasais estão congestionados, eles podem criar pressão no ouvido médio e sensação de ouvido tampado.

As causas mais comuns de congestão relacionada aos seios nasais, são:
  • alergias
  • infeções virais como o resfriado comum e a gripe
  • infecção dos seios nasais
  • fumaça de cigarro ou agentes ambientais igualmente irritantes

Há diversas soluções que você pode usar para aliviar seus sintomas de congestão dos seios nasais e a pressão a eles associada:
  • Tente um descongestionante nasal.
  • Use um pote neti ou uma solução salina para irrigar suas cavidades nasais.
  • Use um umidificador para manter o ar úmido. O ar seco pode irritar suas passagens nasais já inflamadas.
  • Use aromaterapia. Óleo de eucalipto pode ajudar a desobstruir suas vias aéreas. Você pode usá-lo em inalação a vapor, colocando algumas gotas na água do banho, ou inalando direto da garrafa.
  • Tome um copo de água limpa e de boa qualidade a cada duas horas durante o dia. Beba muitos chás de ervas, sucos vegetais e caldos. O aumento da quantidade de líquidos ajudará a desprender o muco.
Acúmulo de fluidos
Fluido pode se acumular em seus ouvidos se houver algum problema com seus tubos de drenagem. Essa disfunção pode causar a retenção de fluido atrás do seu tímpano. Alguns dos sintomas que você pode ter quando tratar da retenção de fluido:
  • Estalido, zumbido
  • Sensação de ouvido cheio
  • Pressão no ouvido
  • Perda auditiva
  • Tontura
  • Problema de equilíbrio

Diversas causas podem estar na raiz desse problema:
  • Resfriados e outras infecções que causam congestão
  • Infecções nos seios nasais
  • Alergias
  • Barotrauma auditivo

É importante descobrir o que impede os tubos de efetuar a drenagem adequadamente. Se o problema permanece sem solução, o fluido acumulado atrás do tímpano pode ocasionar seu rompimento.

Aqui estão nossas dicas para ajudá-lo a remover fluido do seu canal auditivo:
  • Puxe o lóbulo da sua orelha enquanto inclina sua orelha na direção do ombro.
  • Use uma compressa quente. Aplique por 30 segundos e remova por um minuto. Repita esse procedimento até sentir alívio. Certifique-se de deitar-se de lado.
  • Experimente um medicamento de balcão (sem receita) para gotejar no ouvido. Certifique-se de que o medicamento contém álcool para ter efeito de secagem.
Acumulação de cerume
A acumulação de cerume acontece quando a cera é empurrada fundo para dentro do canal auricular ou bloqueia toda a largura do canal. Um bloqueio por cera provoca diversos sintomas, como perda auditiva, tontura, dor no ouvido, sensação de ouvido cheio, pressão e zumbido no ouvido. Você pode inadvertidamente provocar o bloqueio de seus ouvidos ao usar cotonetes para limpá-los. Se você usa aparelhos auditivos ou protetores auriculares, também corre risco mais alto de acumulação de cerume.

O modo mais seguro para remover o cerume dos seus ouvidos é fazendo correr água morna ou solução salina pelo seu canal auditivo por alguns minutos. Se desejar, você pode usar um kit de irrigação auricular para isso. Uma vez amolecida pela água, a cera irá escoar pelo ouvido externo.
Alergias
Alergias também podem causar congestão auricular. Anti-histamínicos e descongestionantes podem aliviar a pressão no ouvido relacionada a alergias e outros sintomas. Anti-histamínicos vêm em diferentes formas. As formas mais populares são vendidas em tabletes, cápsulas ou forma líquida. Algumas marcas só estão disponíveis com prescrição médica. Verifique com seu provedor de serviços de saúde para ajudá-lo na escolha de uma.
Viagem aérea
Ao levantar voo e ao pousar, a rápida alteração de pressão de ar pode causar diferença de pressão entre a pressão de ar no ouvido médio e o ambiente. Esse desequilíbrio evita que seu tímpano (membrana timpânica) vibre como deveria. Dor de ouvido, sensação de ouvido cheio e pressão, podem sinalizar uma condição normalmente chamada de “orelha de avião” (barotrauma de ouvido).

Aqui vão algumas dicas para corrigir essa condição:
  • Tente bocejar, mascar goma e engolir durante a ascensão e descida para ativar os músculos que abrem a trompa de Eustáquio.
  • Tente a manobra de Valsava. Assoe suavemente o nariz com a boca fechada ao mesmo tempo em que aperta as narinas. Faça isso tantas vezes quantas vezes seja necessário.
  • Use protetores auriculares com filtros. Eles ajudam a equalizar lentamente a pressão em seus ouvidos.
  • Se você está congestionado, tente um spray nasal de 30 minutos a uma hora antes de levantar voo ou aterrissar.
Infecções no ouvidos médio e no externo
As infecções do ouvido médio (otites médias) causam uma variedade de sintomas, como perda auditiva, tontura e dor de ouvido. Normalmente os culpados são vírus causadores de infecções respiratórias.

Infecções no ouvido externo (otite externa) são frequentemente chamadas de otite dos nadadores. São tipicamente causadas pela água que permanece no ouvido após exposição à umidade. A água retida após nadar ou tomar banho constitui terreno fértil para a proliferação de bactérias.

Na maioria das vezes, a infecção no ouvido irá resolver-se por si mesma. Mas gotas otológicas e medicamentos para dor de ouvido podem ser benéficos para aliviar a dor e outros sintomas. Se os sintomas piorarem apesar do tratamento caseiro, é recomendável visitar um médico.

Como você pode notar, a pressão em seu ouvido pode ser associada a várias condições. É fundamental ir a fundo para encontrar a causa do desconforto. Normalmente, tratamento doméstico é tudo de que você precisa. Se, no entanto, seus sintomas permanecerem por mais de duas semanas e piorarem com o tempo, você deve procurar um médico. Marque uma consulta com seu médico se tiver febre, secreção nos ouvidos, dor severa ou perda auditiva total.

Você tem perguntas ou preocupações sobre perda auditiva?

Teste sua audição em um Centro Auditivo.