O que vem a ser a perda auditiva relacionada à idade?

A deficiência auditiva relacionada à idade, também conhecida como presbiacusia, é uma diminuição da capacidade auditiva que acontece à medida que você envelhece. É a forma mais comum de perda auditiva neurossensorial. A expressão “perda auditiva neurossensorial” significa que as células ciliadas de seu ouvido interno ou suas vias nervosas estão danificadas. Na maior parte dos casos, a perda auditiva afeta ambos os ouvidos.

Você pode ficar surpreso em saber que a perda auditiva relacionada à idade pode começar em uma idade relativamente jovem. Sua audição pode começar a declinar já nos trinta ou quarenta anos e continuar a se deteriorar ao longo do tempo. Apesar de a presbiacusia não representar um risco à vida, não tratá-la não é uma boa ideia. À medida que essa condição piora, ela afetará sua qualidade de vida.
Nos estágios iniciais da presbiacusia, você pode achar difícil ouvir sons de alta frequência. A fala se enquadra nessa categoria, o que significa que a compreensão das palavras faladas irá se tornar mais desafiadora à medida que o tempo passa. Ouvir os outros torna-se ainda mais difícil em ambientes barulhentos ou com muito ruído de fundo. O aspecto traiçoeiro da presbiacusia é que, como a perda auditiva acontece lentamente, você pode nem perceber que não ouve tão bem quanto antes.

Com o tempo, à medida que a sua perda auditiva aumenta, você verá que os sons agudos não são os únicos que lhe causam problemas. Você irá notar que a presbiacusia agora afeta outras frequências também. Descobrir de onde vem um som e reconhecer sua origem torna-se mais difícil. Você também pode ter zumbido(barulho no ouvido), tontura e mesmo problemas de equilíbrio.
perda auditiva relacionada à idade
A perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia) pode afetar lentamente sua qualidade de vida. Com frequência, quando as pessoas percebem a extensão de sua perda auditiva, sentem-se muito desencorajadas e ficam mais relutantes em participar de interações sociais. O isolamento social e a depressão são consequências comuns dos problemas auditivos. Se você se debate com a presbiacusia, talvez se identifique com essa turbulência emocional que perdura. Não é tão fácil enfrentar o fato de não ser capaz de ouvir e de compreender o que os outros lhe falam.

Outra preocupação é que o agravamento da perda auditiva pode se transformar rapidamente em um problema de segurança. Pode imaginar não ouvir o som agudo de um alarme de fumaça se sua casa pegar fogo? Ou não ouvir a sirene de uma ambulância enquanto dirige na estrada? Todas essas situações podem colocá-lo em perigo. Se você sente que sofre de perda auditiva relacionada à idade, é fundamental realizar um teste de audição por um otorrinolaringologista ou profissional de saúde auditiva. Seu médico pode verificar a extensão do dano a seu sistema auditivo e recomendar as melhores soluções possíveis para seu problema. Se necessário, ele pode recomendar um aparelho auditivo para ajudar a melhorar sua audição e lhe devolver a autoestima.

Qual a frequência da perda auditiva relacionada à idade?

Você não está sozinho com seu problema de presbiacusia. Na verdade, é um dos problemas de saúde mais prevalentes entre os idosos. Milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas. Nos EUA, 50% das pessoas acima de 65 anos sofrem de algum grau de perda auditiva. A taxa dessa deficiência auditiva entre pessoas acima dos 85 anos é ainda mais alta, com cerca de 80% das pessoas afetadas por esse problema. Essas estatísticas explicam por que, segundo o Instituto Nacional de Surdez e Outros Transtornos de Comunicação, existem mais de 28 milhões de pessoas nos EUA que poderiam se beneficiar do uso de aparelhos auditivos.

O que causa a perda auditiva relacionada à idade?

Embora possa ser tentador culpar o envelhecimento pelo declínio da capacidade auditiva, há mais do que isso nessa equação. Apesar de os cientistas não entendam inteiramente as causas exatas desse problema, é provável que muitos fatores contribuam para a perda auditiva que enfrentamos à medida que envelhecemos. Eles não estão certos se o problema está situado no ouvido interno, ouvido médio ou externo.

Os médicos creem que a presbiacusia é causada por uma combinação de fatores ambientais, genéticos e de estilo de vida. Muitos especialistas associam o desenvolvimento da perda auditiva relacionada à idade a alterações no ouvido interno. O ouvido interno é onde as ondas sonoras são convertidas em impulsos nervosos.
Perda de células ciliadas na cóclea
A perda de células ciliadas na cóclea é com frequência considerada como a principal causa dessa patologia. A cóclea é o órgão sensorial da audição. A função do nervo coclear (também chamado nervo auditivo) é de levar informações sensoriais auditivas da cóclea diretamente para o cérebro. Uma vida inteira de exposição ao ruído pode danificar estas células ciliadas nervosas sensíveis.
Alterações no tímpano
Outras teorias sugerem que, em vez do ouvido interno, as alterações no tímpano estão na raiz do problema. Todas essas são teorias, não fatos comprovados. A verdade é que a comunidade médica não tem certeza da causa exata. Mais provavelmente vem a ser a combinação de diversos fatores que resultam na perda auditiva à medida que envelhecemos.
Genética
Os genes provavelmente também desempenham um papel. Um histórico familiar de presbiacusia pode aumentar seus riscos. Fatores ambientais e de estilo de vida também estão associados à perda auditiva relacionada à idade.
Exposição a ruídos altos
Você não deve jamais ouvir música alta com fones de ouvido, pois a exposição prolongada a ruído alto é muito danosa a seu sistema auditivo. O fumo e a exposição a metais pesados tais como mercúrio ou chumbo também podem afetar seus ouvidos. Certos medicamentos podem ser tóxicos às células em seu ouvido interno e causar perda auditiva.
Dieta
Apesar de a ciência não entender totalmente a relação entre perda auditiva e dieta, parece que deficiências nutricionais também podem contribuir para a ocorrência da presbiacusia.
Se você tem a impressão de que sua audição piorou gradualmente ao longo dos anos, a melhor coisa a fazer é verificar sua audição. Você pode fazê-lo marcando uma consulta com um profissional de saúde auditiva, como um otorrinolaringologista.

Com base nos resultados de seu teste auditivo, seu otorrinolaringologista poderá ser capaz de determinar a extensão do dano em cada ouvido. Trabalhando com você, seu profissional de saúde auditiva poderá recomendar as melhores opções de tratamento para você. Os aparelhos auditivos têm sido utilizados com grande sucesso como uma solução para a perda auditiva associada à idade. Você poderá se informar das várias opções e discutir as vantagens de usar um aparelho auditivo.